Rua Deputado Octávio Lopes, 195
Centro - Limeira/SP
HOME BLOG Aprovado o Decreto Salvini - o que muda no reconhecimento da minha cidadania italiana?

Aprovado o Decreto Salvini - o que muda no reconhecimento da minha cidadania italiana?

No dia 27/11/2018, o parlamento Italiano aprovou o Decreto de Segurança e Imigração, popularmente conhecido como “Decreto Salvini”.

O referido decreto aboliu a “proteção humanitária”, que até então era garantida ao estrangeiro em solo Italiano, bem como o refúgio e a proteção subsidiária.

Muito se discutia e se temia, com a aprovação do citado decreto para com o reconhecimento da cidadania Italiana, já que, suscitou-se a possibilidade de mudança no reconhecimento jus sanguinis. No projeto inicial do Ministério do Interior, havia a recomendação de limitar o reconhecimento a “descendentes direto de segundo grau”, o que não fez parte do texto final aprovado no último dia 27.

Além de questões de segurança, na prática, o decreto aprovado alterou o reconhecimento da cidadania pelo matrimônio (naturalização) e por tempo de residência.

O valor da taxa para a concessão de cidadania italiana pelo matrimônio foi elevada para 250,00 (duzentos e cinquenta) euros. Além disso, o período de tramitação do pedido foi elevado de 24 (vinte e quatro) para 48 (quarenta e oito) meses.

Tal dilação de tempo nos parece inteligente, a medida que o Governo não conseguia cumprir o prazo legal anteriormente estabelecido (24 meses), dado o grande número de solicitações dessa natureza.

Não cumprindo o prazo, uma enxurrada de ações judiciais eram propostas para fazer cumprir a Lei. O aumento do prazo certamente dará tempo hábil para que o Governo análise os inúmeros pedidos, desafogando o Judiciário.

As mesmas regras valem para concessão de cidadania por tempo de residência, que também teve elevado os prazos.

Há a necessidade do pretenso(a) interessado(a) do reconhecimento pelo matrimônio ou residência possuir conhecimento no idioma no nível B1, o qual prevê a capacidade de se manter conversação e escrita simples sobre argumentos relevantes, o que nos parece justo.

No mais, o processo de reconhecimento jus sanguinis, seja em solo Italiano, seja via Consular ocorrem sobre as normas já conhecidas.

Fonte: Ansa Brasil

Imagem relacionadaCrédito da imagem: http://ccls.pt/outras-informacoes/

Leia Mais

Card image cap

Plano de Saúde deve custear musicoterapia, equoterapia e hidroterapia

Nesse dia Mundial da conscientização do Autismo, trazemos recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reafirmou o

Continuar lendo
Card image cap

Família será indenizada por drogaria após venda de remédio errado

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 6ª Vara Cível do Foro Regi

Continuar lendo
Card image cap

STF define parâmetros de custeio de medicamentos não incorporados ao SUS, mas com registro na ANVISA

O Supremo Tribunal Federal definiu critérios e parâmetros a serem observados nas ações judiciais de fornecimento de medicamentos p

Continuar lendo
Todos os direitos reservados
© Copyright 2025 | Gianotto - Sociedade de Advogados