Rua Deputado Octávio Lopes, 195
Centro - Limeira/SP
HOME BLOG Carteira Nacional do Autista Lei Romeo Mion

Carteira Nacional do Autista Lei Romeo Mion

Foi publicada no Diário Oficial da União de 09/01/2020 a Lei 13.977/20, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. A Lei ganhou o nome de “Romeo Mion”, que é portador de autismo, cujo pai, o apresentador Marcos Mion tem ganho notoriedade no apoio a causa.

De posse da Carteira de Identificação, o portador de autismo terá prioridade de atendimento em serviços públicos e privado, em especial nas áreas da saúde, assistência social e educação.

Pela nova Lei, a carteira deverá ser emitida pelos órgãos responsáveis pela execução da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autistas dos Estados e Municípios, mediante requerimento do interessado ou seu representante legal, acompanhado de relatório médico, indicando expressamente o Código da CID-10.

A Carteira terá validade de 5 anos, e, quando renovada, continuará com a mesma numeração, possibilitando a realização de um “censo” da população autista em todo território nacional, o que certamente permitirá um melhor desenvolvimento de políticas públicas.

A Lei sofreu apenas um Veto Presidencial, que obrigava os cinemas a reservar uma sessão mensal destinada exclusivamente aos portadores do transtorno do espectro autista, devendo ainda a sala ofertar os recursos de acessibilidade necessários.

Ao esclarecer o veto, o Presidente afirmou que tal previsão já esta disciplinada na MP 917/19, que determina a adequação das salas de cinemas para ofertarem acessibilidade para as pessoas com deficiência.

Aguarda-se, agora, a regulamentação por parte dos Estados e Municípios para cumprirem a Lei e emitirem a carteira, consolidando essa grande conquista para a população autista.

Leia Mais

Card image cap

Homem deverá indenizar mulher que teve conversas em áudio vazadas

A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve decisão que condenou homem a i

Continuar lendo
Card image cap

Plano de Saúde deve indenizar paciente após erro de diagnóstico e tratamento de câncer desnecessário

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 6ª Vara Cível de São

Continuar lendo
Card image cap

Família de aluno com espectro autista "esquecido" em foto de formatura será indenizada

A lembrança de conclusão do ensino fundamental não estará eternizada para um aluno da rede pública municipal da regi&atild

Continuar lendo
Todos os direitos reservados
© Copyright 2024 | Gianotto - Sociedade de Advogados