Rua Deputado Octávio Lopes, 195
Centro - Limeira/SP
HOME BLOG Limites da Atuação do Cirurgião Dentista em Harmonização Orofacial

Limites da Atuação do Cirurgião Dentista em Harmonização Orofacial

O Conselho Federal de Odontologia editou a Resolução CFO 230/2020, de 14 de agosto de 2020, que regulamenta a prática de procedimentos cirúrgicos em Harmonização Orofacial. A normativa possui o condão de evitar interpretação equivocada sobre a legitimidade e competência do cirurgião dentista, preservando a segurança da profissão e a integridade da saúde do paciente.

Não obstante o reconhecimento da Harmonização Orofacial como especialidade odontológica (Resolução CFO – 198/2019), a presente resolução complementa a anterior.

Restou proibido ao cirurgião dentista a realização dos seguintes procedimentos cirúrgicos na face: Alectomia; Blefaroplastia; Cirurgia de Castanhares ou liftind de sobrancelhas; Otoplastia; Rinoplastia e Ritidoplastia ou Face Lifting.

Fica vedadao ainda, ao cirurgião dentista a realização de publicidade e propaganda de serviços não odontológicos e alheios a formação em Odontologia, como por exemplo: Micro pigmentação de sobrancelhas e lábios; Maquiagem definitiva; Design de sobrancelhas; Remoção de tatuagens faciais e de pescoço; Rejuvenescimento de colo e mãos e Tratamento de calvície e outras aplicações capilares.

Ficou ainda consignado na resolução a expressa proibição do cirurgião dentista realizar procedimentos em áreas anatômicas diversas de cabeça e pescoço.

O Cirurgião dentista que realizar ou ministrar cursos ou simplesmente contribuir para sua realização ou divulgação, dos procedimentos vedados na Resolução responderá processo ético disciplinar, sendo essa conduta considerada grave para gradação da punição.

As instituições, associações ou entidades registradas nos Conselhos de Odontologia, que ministrarem cursos sobre procedimentos vedados, poderão ter sua inscrição e o registro cancelado administrativamente.

Leia Mais

Card image cap

Em vigor, Lei que dispõe sobre atividade de musicoterapeuta

Foi sancionada a Lei 14.842/2024 que dispõe sobre a atividade profissional de musicoterapeuta. Referida atividade já é usada p

Continuar lendo
Card image cap

Médica que atuou na pandemia terá abatimento de 24% em saldo do FIES

Uma médica que atuou na linha de frente da covid-19 terá seu saldo devedor do Financiamento Estudantil ao Estudante de Ensino Superior (FIES) a

Continuar lendo
Card image cap

Homem deverá indenizar mulher que teve conversas em áudio vazadas

A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve decisão que condenou homem a i

Continuar lendo
Todos os direitos reservados
© Copyright 2024 | Gianotto - Sociedade de Advogados